PIBID

PIBID & Residência pedagógica

 

O Departamento de Filosofia aderiu recentemente ao novo edital – CAPES-MEC de PIBID e Residência Pedagógica.

 

Os coordenadores são:

PIBID  Prof. Dr. Herivelto Souza

Residência Pedagógica  Prof. Dr. Rogério Basali


  pibid    logo unb

PROCESSO SELETIVO PARA BOLSISTAS E SUPERVISORES

EDITAL N.º 007/ 2018 - SUBPROJETO MULTIDISCIPLINAR – NÚCLEO HISTÓRIA, FILOSOFIA E GEOGRAFIA

Os estudantes bolsistas selecionados para o PIBID-UnB 2018 atuarão em escolas da rede pública de ensino Ensino Fundamental e Ensino Médio do Distrito Federal, desenvolvendo práticas pedagógicas nos ensinos de História, Filosofia e Geografia que envolvem diversas atividades de pesquisa e ensino, com o objetivo de articular o ensino de tais componentes curriculares à educação para a igualdade de gênero.

No subprojeto “Ártemis na Escola, relações de gênero no ensino de História, Geografia e Filosofia”, as teorias feministas, estudos sobre à história das mulheres e das relações de gênero, bem como com seus aspectos geográficos e filosóficos, servirá de norteamento teórico para a análise crítica dos conteúdos curriculares programados para o ensino das três disciplinas, com o objetivo de estimular a percepção e a reflexão sobre as identidades e relações de gênero enquanto construtos histórico-culturais.

Trata-se, portanto, de um subprojeto que visa a desnaturalização de imagens estereotipadas e essencializadas acerca do “feminino” e “masculino” em diferentes contextos históricos e geográficos. Esta forma a pesquisa e intervenções pedagógicas possibilitadas nesse subprojeto PIBID podem contribuir na formação escolar para a cidadania, possibilitando aos estudantes o desenvolvimento de uma consciência histórica a respeito dos direitos das mulheres, dos problemas ligados ao sexismo, à homofobia/ lesbofobia e às relações de gênero desiguais em nossa sociedade. Essa consciência histórica funciona na orientação de identidades e práticas sociais do presente, ajuda-nos a compreender melhor os problemas atuais e traçar ações que busquem relações futuras mais justas e conscientes no sentido de enfrentar e superar as desigualdades de gênero.

 

Edital do processo seletivo para bolsistas de iniciação à docência e cadastro de reserva

Inscrições no período de 26 a 31 de julho de 2018.

 

Edital do processo seletivo para professores supervisores das escolas participantes

 Inscrições  no período de 26 a 31 de julho de 2018.

 


 INSCRIÇÕES PARA O EDITAL DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA EM FILOSOFIA 2018

 (clique na imagem para acessar o Edital, e AQUI  para fazer download da ficha de inscrição)

 cartaz rp fil  


 

2011-2107 – Projeto Paidéia

O trabalho do subprojeto PIBID Filosofia 2011-2017 foi desenvolvido no Ensino Médio. A característica mais marcante foi a inserção na vida escolar, de modo que cada escola propunha trabalhos diferentes, com metodologia definida juntamente com a supervisão local, ou seja, o professor de Ensino Médio. Todavia, foi mantido ao longo dos anos uma transversalidade de cinco eixos de atuação dos bolsistas nas escolas e no acompanhamento dos coordenadores:

Blog:  https://projetopaideia.wordpress.com/

 

Coordenações do Projeto Paidéia:

2016-2017: Pedro Gontijo e Priscila Rufinoni

2015: Pedro Gontijo e Herivelto Souza

2014: Pedro Gontijo e Maria Cecília Pedreira de Almeida

2011-2013: Pedro Gontijo