1) Como será feito o retorno às aulas?
 O calendário acadêmico do primeiro semestre letivo de 2020 (1/2020) dos cursos de graduação e de pós-graduação da Universidade de Brasília será retomado exclusivamente de forma não presencial e em caráter emergencial durante o período de excepcionalidade da pandemia do COVID19.

2) Como está organizada a forma não-presencial de ensino e de aprendizagem?
 A forma não-presencial está organizada em atividades que podem ser síncronas e/ou assíncronas.

I - São atividades síncronas, dentre outras, as desenvolvidas nos seguintes moldes:
a) videoconferências realizadas por meio de plataforma institucional;
b) videoconferências realizadas por meio de plataforma alternativa;
c) chats;
d) outras atividades não presenciais realizadas em momento temporal predeterminado.

II - São atividades assíncronas, dentre outras, as desenvolvidas nos seguintes moldes:
a) videoaulas gravadas;
b) sites, aplicativos ou arquivos de exercícios;
c) drives de armazenamento e compartilhamento de dados;
d) fóruns de discussão;
e) e-mails;
f) mídias sociais de longo alcance;
g) orientações remotas;
h) outras tecnologias midiáticas e materiais didáticos para leituras dirigidas a comunidades sem acesso a internet, em conformidade com as especificidades de curso e possibilidades alternativas existentes.

3) Quando será o retorno às aulas?
 O retorno às aulas será no dia 17 de agosto; o semestre terminará no dia 18 de dezembro.

4) Quais foram as medidas tomadas para apoiar os estudantes em situação de vulnerabilidade, com dificuldades de acesso à computadores, tabletes, celulares e internet?
 Alguns computadores foram doados por professores e o Departamento de Filosofia realizou o empréstimo de seu estoque de laptops. Além disso, existe a possibilidade de empréstimo de laptops por via da Biblioteca Central da UnB.

5) Em quais ambientes acontecerão as atividades acadêmicas do tipo aulas e avaliações?
 As atividades acadêmicas não presenciais, inclusive as de natureza avaliativa, e o contato oficial entre docente e estudantes deverão ocorrer preferencialmente em ambientes ou plataformas institucionais, sem prejuízo do uso de outras ferramentas tecnológicas gratuitas e de fácil acesso ao estudante, assegurada a autonomia didática, em consonância com os marcos legais referentes ao sigilo e à proteção de dados dos usuários.

6) Como será feito o registro de presença dos estudantes?
 A frequência dos (das) estudantes nas atividades previstas no plano de ensino, inclusive as de natureza avaliativa, será aferida por meio da sua participação:

I - nas atividades assíncronas estabelecidas no plano de ensino, tais como registros de leitura, avaliações, realização de trabalhos, exercícios, participação em fóruns de discussão, entre outras;
II - nas atividades síncronas estabelecidas no plano de ensino, garantindo- se aos (às) estudantes que não puderem participar das atividades síncronas a possibilidade de realizarem atividades assíncronas substitutivas, para a aferição de frequência.

7) 7) Como será o processo de matrícula? Em que sistema da UnB? Devo entrar em contato com a Coordenação para manter a matrícula que já fiz?

Estudantes que não farão mudanças não precisam se matricular novamente. A necessidade de matrícula só existe em caso de proposta de alguma alteração na matrícula atual. O estudante deve enviar o pedido para fil@unb.br

8) Quais foram as disciplinas canceladas?
 A única disciplina cancelada na oferta do FIL 2020/01 foi a disciplina “Filosofia da Matemática”.

9) Quais foram as disciplinas incluídas lista de oferta do 1/2020?
 Somente a disciplina “Mito e Filosofia” (FIL 0134) foi criada na oferta do FIL 2020/01.

Para mais informações, acesse a Resolução CEPE 59/2020.

1) Como será feito o retorno às aulas?

2) Como está organizada a forma não-presencial de ensino e de aprendizagem?

a) videoconferências realizadas por meio de plataforma institucional;
b) videoconferências realizadas por meio de plataforma alternativa;
c) chats;

a) videoaulas gravadas;
b) sites, aplicativos ou arquivos de exercícios;
c) drives de armazenamento e compartilhamento de dados;
d) fóruns de discussão;
e) e-mails;
f) mídias sociais de longo alcance;
g) orientações remotas;

3) Quando será o retorno às aulas?

6) Como será feito o registro de presença dos estudantes?

Estudantes que não farão mudanças não precisam se matricular novamente. A necessidade de matrícula só existe em caso de proposta de alguma alteração na matrícula atual. O estudante deve enviar o pedido para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

8) Quais foram as disciplinas canceladas?

9) Quais foram as disciplinas incluídas lista de oferta do 1/2020?

Para mais informações, acesse a Resolução CEPE 59/2020.