Notícias

19 de Novembro de 2020

banner_tcc_calendar_cortado.png

 

A comissão de Monografia apresenta a seguir o calendário e os procedimentos formais para as defesas de TCC:


Data de entrega: até 11 de dezembro
Data de publicação no site do IH: até 14 de dezembro.
Data das defesas: de 14 a 21 de dezembro
 
1. Até nova ordem, a situação pandêmica exige que sejam virtuais.

2. Desde que tenha um professor dos quadros do Departamento, é facultado o convite a membros externos ao Departamento de Filosofia e aos quadros da UnB.

3. É facultado o convite a doutorandos para composição da banca, observado o item anterior.


4. Quando da data-limite para a entrega do texto e proposta das datas (até 11 de dezembro), pede-se sejam observados os seguintes  procedimentos, sem os quais não será possível a defesa da monografia::
4.1. 
Enviar por e-mail o texto em PDF à Comissão de Monografia (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)
4.2.  No mesmo e-mail são informados os e-mails da banca, para que o procedimento oficial de entrega ao arguidor possa ser observado.

4.3. No mesmo e-mail pede-se informar o endereço eletrônico da plataforma onde ocorrerá a defesa, bem como o seu horário e eventual senha e qualquer outro dado ou restrição que a banca considere relevante para a realização dos trabalhos.


4. Tendo em vista eventuais dificuldades de acesso à rede, alarga-se o intervalo possível, e os novos horários e datas para a realização das defesas é: de segunda a sábado, das 8h00 às 22h00.

 

 

Saudações acadêmicas,

Comissão de Monografia, 

professores Éricka Marie Itokazu e Gilberto Tedeia.

 

A UNESCO instituiu o Dia Mundial da Filosofia no ano de 2005 por acreditar no valor da Filosofia para o desenvolvimento do pensamento humano em cada cultura e cada indivíduo, sustentando que o pensamento crítico ajuda a dar sentido à vida e às ações realizadas no contexto internacional. A data é comemorada anualmente na terceira quinta-feira do mês de novembro. O Dia Mundial da Filosofia reveste-se de uma importância simbólica ao reforçar a necessidade do pensamento crítico e das ciências humanas na construção de um mundo mais justo, solidário e marcado pela cultura de paz.

Para celebrar o Dia Mundial da Filosofia de 2020, o Programa de Ciências Humanas e Sociais da UNESCO no Brasil e a Cátedra UNESCO Archai sobre as Origens Plurais do Pensamento Ocidental da Universidade de Brasília produziram este breve vídeo comemorativo, em que filósofas e filósofos no Brasil respondem à pergunta: "Que mundo queremos em 2030?". A pergunta diz respeito ao Marco de Ação da Agenda Educação 2030 para a implementação dos objetivos de Desenvolvimento Sustentável promovidos pela UNESCO:
Facebook:
Instagram:

03 de Novembro de 2020

Nos dias 2,  9 e 16 de Novembro de 2020 acontece o III Workshop Internacional de Filosofía Antigua “Memoria, verdad y justicia en el pensamiento grecorromano: debates y proyecciones”. De acordo com o horário de cada país: 

 

11.30 am-1.30 pm Argentina/Brasil

9.30 am-11.30am;  Canadá/Estados Unidos (EST)

9.30 -11.30 am Colombia

2.30 a 4.30 pm Reino Unido

 

Esta terceira edição terá como foco as contribuições que podem ser encontradas no pensamento greco-romano e em seus desvios por diferentes aspectos da filosofia medieval em relação a esses três eixos temáticos cuja ressonância é relevante para os desafios filosóficos de nosso contexto atual, em nosso ambiente latino-americano em particular.

 

O evento será realizado nesta ocasião por intermédio da Sociedad Argentina de Análisis Filosófico e sob os auspícios de diversas instituições, entre elas a Cátedra Unesco ARCHAI (Universidade de Brasília). 


As transmissões serão pelo canal do Youtube: SADAF Argentina <https://www.youtube.com/channel/UC1m5I0-trscJh-z9XuXyCaA> e  pela plataforma ZOOM: https://us02web.zoom.us/j/84745661069 ID: 847 4566 1069  

Qualquer consulta contatar por e-mail Dra. Fierro Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou workshopfiloantigua@gmail.

 

Acesse aqui a programação do evento.

21 de Setembro de 2020

Está suspensa todas as atividades acadêmicas durante a semana universitária, de modo a prestigiar as atividades dessa semana.

Semana Universitária UnB 2020 - 21 a 25 de Setembro. 

21 de Agosto de 2020

Cátedra UNESCO Archai da Universidade de Brasília e a Red Brasília-Buenos Aires de Filosofía Antigua anunciam com satisfação a mesa-redonda de abertura do XVII Seminário Internacional Archai em distanciamento social.

30 de Julho de 2020

1) Como será feito o retorno às aulas?
 O calendário acadêmico do primeiro semestre letivo de 2020 (1/2020) dos cursos de graduação e de pós-graduação da Universidade de Brasília será retomado exclusivamente de forma não presencial e em caráter emergencial durante o período de excepcionalidade da pandemia do COVID19.


2) Como está organizada a forma não-presencial de ensino e de aprendizagem?
 A forma não-presencial está organizada em atividades que podem ser síncronas e/ou assíncronas.

I - São atividades síncronas, dentre outras, as desenvolvidas nos seguintes moldes:
a) videoconferências realizadas por meio de plataforma institucional;
b) videoconferências realizadas por meio de plataforma alternativa;
c) chats;
d) outras atividades não presenciais realizadas em momento temporal predeterminado.

II - São atividades assíncronas, dentre outras, as desenvolvidas nos seguintes moldes:
a) videoaulas gravadas;
b) sites, aplicativos ou arquivos de exercícios;
c) drives de armazenamento e compartilhamento de dados;
d) fóruns de discussão;
e) e-mails;
f) mídias sociais de longo alcance;
g) orientações remotas;
h) outras tecnologias midiáticas e materiais didáticos para leituras dirigidas a comunidades sem acesso a internet, em conformidade com as especificidades de curso e possibilidades alternativas existentes.

 

3) Quando será o retorno às aulas?
 O retorno às aulas será no dia 17 de agosto; o semestre terminará no dia 18 de dezembro.


4) Quais foram as medidas tomadas para apoiar os estudantes em situação de vulnerabilidade, com dificuldades de acesso à computadores, tabletes, celulares e internet?
 Alguns computadores foram doados por professores e o Departamento de Filosofia realizou o empréstimo de seu estoque de laptops. Além disso, existe a possibilidade de empréstimo de laptops por via da Biblioteca Central da UnB. 
 
5) Em quais ambientes acontecerão as atividades acadêmicas do tipo aulas e avaliações?
 As atividades acadêmicas não presenciais, inclusive as de natureza avaliativa, e o contato oficial entre docente e estudantes deverão ocorrer preferencialmente em ambientes ou plataformas institucionais, sem prejuízo do uso de outras ferramentas tecnológicas gratuitas e de fácil acesso ao estudante, assegurada a autonomia didática, em consonância com os marcos legais referentes ao sigilo e à proteção de dados dos usuários.

 

6) Como será feito o registro de presença dos estudantes?
 A frequência dos (das) estudantes nas atividades previstas no plano de ensino, inclusive as de natureza avaliativa, será aferida por meio da sua participação:


I - nas atividades assíncronas estabelecidas no plano de ensino, tais como registros de leitura, avaliações, realização de trabalhos, exercícios, participação em fóruns de discussão, entre outras;
II - nas atividades síncronas estabelecidas no plano de ensino, garantindo- se aos (às) estudantes que não puderem participar das atividades síncronas a possibilidade de realizarem atividades assíncronas substitutivas, para a aferição de frequência.


7) 7) Como será o processo de matrícula? Em que sistema da UnB? Devo entrar em contato com a Coordenação para manter a matrícula que já fiz?

  Estudantes que não farão mudanças não precisam se matricular novamente. A necessidade de matrícula só existe em caso de proposta de alguma alteração na matrícula atual. O estudante deve enviar o pedido para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

8) Quais foram as disciplinas canceladas?
 A única disciplina cancelada na oferta do FIL 2020/01 foi a disciplina “Filosofia da Matemática”. 

 
9) Quais foram as disciplinas incluídas lista de oferta do 1/2020?
 Somente a disciplina “Mito e Filosofia” (FIL 0134) foi criada na oferta do FIL 2020/01. 
 
Para mais informações, acesse a Resolução CEPE 59/2020.

14 de Maio de 2020

A Revista de Filosofia Moderna e Contemporânea convida pesquisadoras e pesquisadores a submeter artigos para o dossiê “O governo dos algoritmos: a morte da política?”, a ser publicado em dezembro de 2020.

O dossiê visa reunir pesquisas em torno das novas tecnologias de informação e da comunicação e dos desafios que seu desenvolvimento opõe à democracia, ao direito, ao mundo do trabalho e ao pensamento filosófico enquanto atividade humanizadora. São bem-vindos trabalhos que aprofundem filosoficamente como essas novas tecnologias mudam nossas vidas e trazem consigo novos problemas, que podem ser explorados em sua dimensão ética, política, epistemológica, social ou existencial.

Prazo para recebimento de textos para avaliação por pares, no sistema duplo-cego: 30 de setembro de 2020.

Editores responsáveis pelo dossiê: Maria Cecília Pedreira de Almeida (UnB) e Marco Antônio Sousa Alves (UFMG).

Para mais informações acesse: https://periodicos.unb.br/index.php/fmc/announcement/view/221

08 de Abril de 2020

20 de Fevereiro de 2020

 

<aprovada pelo Colegiado do FIL em 30 de novembro de 2018>

 

oferta_2019_1.jpgoferta_2019_3.jpg

 

 

<aprovada pelo Colegiado do FIL em 22 de maio de 2019>

 

oferta_2019.2_12.jpgoferta_2019.2_11.jpg