Notícias

14 de Maio de 2020

A Revista de Filosofia Moderna e Contemporânea convida pesquisadoras e pesquisadores a submeter artigos para o dossiê “O governo dos algoritmos: a morte da política?”, a ser publicado em dezembro de 2020.

O dossiê visa reunir pesquisas em torno das novas tecnologias de informação e da comunicação e dos desafios que seu desenvolvimento opõe à democracia, ao direito, ao mundo do trabalho e ao pensamento filosófico enquanto atividade humanizadora. São bem-vindos trabalhos que aprofundem filosoficamente como essas novas tecnologias mudam nossas vidas e trazem consigo novos problemas, que podem ser explorados em sua dimensão ética, política, epistemológica, social ou existencial.

Prazo para recebimento de textos para avaliação por pares, no sistema duplo-cego: 30 de setembro de 2020.

Editores responsáveis pelo dossiê: Maria Cecília Pedreira de Almeida (UnB) e Marco Antônio Sousa Alves (UFMG).

Para mais informações acesse: https://periodicos.unb.br/index.php/fmc/announcement/view/221

08 de Abril de 2020

20 de Fevereiro de 2020

 

<aprovada pelo Colegiado do FIL em 30 de novembro de 2018>

 

oferta_2019_1.jpgoferta_2019_3.jpg

 

 

<aprovada pelo Colegiado do FIL em 22 de maio de 2019>

 

oferta_2019.2_12.jpgoferta_2019.2_11.jpg

Antropologia Filosófica - Scott Randall Paine

Epistemologia – Fábio Mascarenhas

Estágio Supervisionado 2 – Ana Miriam

Estágio Supervisionado 3 e 4 – Pedro Gontijo - Diurno

Estágio Supervisionado 3 e 4 – Pedro Gontijo - Noturno

Estética/Filosofia da Arte – André Muniz

Estética/Filosofia da Arte - Priscila Rufinoni

Ética e Educação – Wanderson Flor

Ética Filosófica – Claudio Reis

Ética Filosófica – Erick Lima

Fenomenologia – Marcos Aurélio

Filosofia Antiga – Rodolfo Lopes

Filosofia Antiga – Gabriele Cornelli

Filosofia Contemporânea – André Muniz

Filosofia da Ciência – Agnaldo Portugal

Filosofia da Mente – André Leclerc

Filosofia das Ciências – André Leclerc

Filosofia e Feminismo – Ana Miriam

Filosofia Geral e Metafísica A – Ericka Itokazu

Filosofia Medieval – Marcos Aurélio

Filosofia Medieval - Scott Randall Paine

Filosofia Moderna – Fábio Mascarenhas

Filosofia Moderna B – Ericka Itokazu

Filosofia Política – Gilberto Tedeia

Filosofia Política - Maria Cecília de Almeida

História da Filosofia Contemporânea – Márcio Gimenes

Introdução à História da Filosofia – Claudio Reis

Introdução à História da Filosofia - Priscila Rufinoni

Introdução à Prática Filosófica – Gilberto Tedeia

Introdução à Prática Filosófica - Maria Cecília de Almeida

Metodologia do Ensino de Filosofia – Wanderson Flor

Teorias Filosóficas da Linguagem – Felipe Amaral – Turma A

Teorias Filosóficas da Linguagem – Felipe Amaral - Turma B

Textos Filosóficos Gregos 2 – Rodolfo Lopes

Textos Filosóficos Latinos I - Guy Hamelin

Tópicos Especiais de Filosofia da Religião – Agnaldo Portugal

Tópicos Especiais em Filosofia Medieval – Hubert Cormier

Tópicos Especiais de Filosofia Social e Política - Ligia Pavan Baptista

06 de Novembro de 2019

 


A UnB, considerando o Acordo de Cooperação Técnica com a Fundação Nacional do Índio (Funai), divulgou a abertura do vestibular destinado a selecionar candidatos indígenas para ingresso em cursos de graduação na Universidade no primeiro e segundo semestres de 2020.

São 85 vagas no total, distribuídas entre 38 cursos presenciais nos campi Darcy Ribeiro (Asa Norte), Ceilândia e Planaltina. Somente podem concorrer às vagas candidatos indígenas que tenham cursado ou estejam cursando a maior parte do ensino médio em escolas da rede pública, ou da rede particular desde que por meio de bolsa de estudos integral ou parcial de, no mínimo, 50%.

As inscrições já estão abertas e vão até 11 de novembro, pelo site da seleção. Não há taxa de inscrição.

A avaliação será feita por meio da aplicação de prova objetiva e de redação em língua portuguesa, além de uma fase de entrevista pessoal. As provas ocorrerão na data provável de 14 de dezembro, nos polos regionais das cidades de Barra do Bugre/MT (Aldeia Umutima), Brasília/DF, Caucaia/CE (Aldeia Trilho), Palmeira dos Índios/AL, Santa Isabel/AM, Tabatinga/AM e Tarauacá/AC.

SERVIÇO

Vestibular Indígena UnB

Vagas: 85

Cursos: 38

Inscrições: de 21 de outubro a 11 de novembro

Prova: 14 de dezembro

CONTATO

Outras informações no site ou pelo Atendimento ao Candidato do Cebraspe, de segunda a sexta, das 8h às 19h – Campus Universitário Darcy Ribeiro, Sede do Cebraspe – telefone (61) 3448 0100.

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.

29 de Outubro de 2019

Confira a programação completa do 1º Colóquio Internacional de Filosofia Clássica Alemã:

 

 

01 de Outubro de 2019

Organizado pela professora Maria Cecília Pedreira de Almeida e pelos professores Alex Calheiros e Gilberto Tedeia. O livro conta com a participação de professores e pesquisadores da área da filosofia política de todo o Brasil e tem prefácio de Vladimir Safatle.

 

O lançamento será no dia 16 de outubro de 2019, na Livraria da UnB.

Centro de Vivência

Campus Universitário Darcy Ribeiro, Asa Norte, Brasília/ DF

Telefone: (61) 3107-1245, E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Segue o  link da pré-venda do livro: http://www.alamedaeditorial.com.br/filosofia/filosofia-politica-e-engajamento-org-alex-calheiros-gilberto-tedeia-maria-cecilia-pedreira

 

 

30 de Setembro de 2019

ICH/UNB e os HIS/PPGHIS, FIL/PPGHFILO, GEO/PPGGEO, SER/PPGSER-UnB
têm a satisfação de convidar a comunidade de pesquisadores para o 1º Simpósio Internacional de Humanidades – Saberes Plurais: A Relevância Social da Universidade Pública” no período de 21,22 e 23 de outubro na Universidade de Brasília - Câmpus Darcy Ribeiro.

 

O Seminário Internacional promovido pelo Instituto de Ciências Humanas da UnB pretende promover o diálogo e a reflexão entre diferentes áreas do conhecimento, em especial, da Filosofia, Geografia, História e Serviço Social, representados nos departamentos que constituem este instituto. O evento têm como objetivo pensar a relação entre a produção dos saberes nas Universidades Públicas e os vínculos estabelecidos por estes com a sociedade. O propósito é construir debates interdisciplinares que ressaltem a reflexão das ciências humanas como propulsoras para a formulação e avaliação em diálogo com as demais ciências. Como parte constitutiva dos direitos humanos, a partir de uma perspectiva de uma universidade plural e democrática, entende-se aqui ser as ciências humanas decisivas para a construção de novas epistemes no desenvolvimento do conhecimento no que se refere a apropriação ética e política do espaço público. Para tanto,buscar-se-á divulgar pesquisas e suscitar debates tanto em torno dos temas no âmbito interdisciplinar, quanto aqueles que se estruturam sob perspectivas teóricas e metodológicas que visam ampliar os campos de interlocução do cientista das humanidades com os demais campos do conhecimento.

 

As incrições nos Simpósios temáticos para apresentação de comunicação, bem como as incrições para Minicursos e o envio de resumos e textos finais deverão ser feitas no período de 20 de julho a 04 de outubro de 2019 através do site: https://simposioich2019.wixsite.com/simposioih/pagina-inicial 

 

 

 

 

Lançamento do livro "Memória, ato performativo e patologia do social", do Prof. Ronaldo Manzi, com mesa redonda para debater a obra, com a presença do prof. Rafael Gargano, na quinta, 3 de outubro, às 17h no Departamento de Filosofia.