Notícias

06 de Novembro de 2019

 


A UnB, considerando o Acordo de Cooperação Técnica com a Fundação Nacional do Índio (Funai), divulgou a abertura do vestibular destinado a selecionar candidatos indígenas para ingresso em cursos de graduação na Universidade no primeiro e segundo semestres de 2020.

São 85 vagas no total, distribuídas entre 38 cursos presenciais nos campi Darcy Ribeiro (Asa Norte), Ceilândia e Planaltina. Somente podem concorrer às vagas candidatos indígenas que tenham cursado ou estejam cursando a maior parte do ensino médio em escolas da rede pública, ou da rede particular desde que por meio de bolsa de estudos integral ou parcial de, no mínimo, 50%.

As inscrições já estão abertas e vão até 11 de novembro, pelo site da seleção. Não há taxa de inscrição.

A avaliação será feita por meio da aplicação de prova objetiva e de redação em língua portuguesa, além de uma fase de entrevista pessoal. As provas ocorrerão na data provável de 14 de dezembro, nos polos regionais das cidades de Barra do Bugre/MT (Aldeia Umutima), Brasília/DF, Caucaia/CE (Aldeia Trilho), Palmeira dos Índios/AL, Santa Isabel/AM, Tabatinga/AM e Tarauacá/AC.

SERVIÇO

Vestibular Indígena UnB

Vagas: 85

Cursos: 38

Inscrições: de 21 de outubro a 11 de novembro

Prova: 14 de dezembro

CONTATO

Outras informações no site ou pelo Atendimento ao Candidato do Cebraspe, de segunda a sexta, das 8h às 19h – Campus Universitário Darcy Ribeiro, Sede do Cebraspe – telefone (61) 3448 0100.

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.

29 de Outubro de 2019

Confira a programação completa do 1º Colóquio Internacional de Filosofia Clássica Alemã:

 

 

01 de Outubro de 2019

Organizado pela professora Maria Cecília Pedreira de Almeida e pelos professores Alex Calheiros e Gilberto Tedeia. O livro conta com a participação de professores e pesquisadores da área da filosofia política de todo o Brasil e tem prefácio de Vladimir Safatle.

 

O lançamento será no dia 16 de outubro de 2019, na Livraria da UnB.

Centro de Vivência

Campus Universitário Darcy Ribeiro, Asa Norte, Brasília/ DF

Telefone: (61) 3107-1245, E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Segue o  link da pré-venda do livro: http://www.alamedaeditorial.com.br/filosofia/filosofia-politica-e-engajamento-org-alex-calheiros-gilberto-tedeia-maria-cecilia-pedreira

 

 

30 de Setembro de 2019

ICH/UNB e os HIS/PPGHIS, FIL/PPGHFILO, GEO/PPGGEO, SER/PPGSER-UnB
têm a satisfação de convidar a comunidade de pesquisadores para o 1º Simpósio Internacional de Humanidades – Saberes Plurais: A Relevância Social da Universidade Pública” no período de 21,22 e 23 de outubro na Universidade de Brasília - Câmpus Darcy Ribeiro.

 

O Seminário Internacional promovido pelo Instituto de Ciências Humanas da UnB pretende promover o diálogo e a reflexão entre diferentes áreas do conhecimento, em especial, da Filosofia, Geografia, História e Serviço Social, representados nos departamentos que constituem este instituto. O evento têm como objetivo pensar a relação entre a produção dos saberes nas Universidades Públicas e os vínculos estabelecidos por estes com a sociedade. O propósito é construir debates interdisciplinares que ressaltem a reflexão das ciências humanas como propulsoras para a formulação e avaliação em diálogo com as demais ciências. Como parte constitutiva dos direitos humanos, a partir de uma perspectiva de uma universidade plural e democrática, entende-se aqui ser as ciências humanas decisivas para a construção de novas epistemes no desenvolvimento do conhecimento no que se refere a apropriação ética e política do espaço público. Para tanto,buscar-se-á divulgar pesquisas e suscitar debates tanto em torno dos temas no âmbito interdisciplinar, quanto aqueles que se estruturam sob perspectivas teóricas e metodológicas que visam ampliar os campos de interlocução do cientista das humanidades com os demais campos do conhecimento.

 

As incrições nos Simpósios temáticos para apresentação de comunicação, bem como as incrições para Minicursos e o envio de resumos e textos finais deverão ser feitas no período de 20 de julho a 04 de outubro de 2019 através do site: https://simposioich2019.wixsite.com/simposioih/pagina-inicial 

 

 

 

 

Lançamento do livro "Memória, ato performativo e patologia do social", do Prof. Ronaldo Manzi, com mesa redonda para debater a obra, com a presença do prof. Rafael Gargano, na quinta, 3 de outubro, às 17h no Departamento de Filosofia.

20 de Setembro de 2019

O grupo "Ética e Filosofia Política: Os condenados da terra, Frantz Fanon", credenciado no CNPQ, acontece todas as sextas na Sala de Reuniões do Departamento de Filosofia (módulo 24, próximo ao Natural).

 

 

 O VI Encontro Nacional de Pesquisa na Graduação em Filosofia da Universidade de Brasília tem como proposta promover a união de estudantes de filosofia de todo o Brasil interessados em apresentar pesquisas realizadas no decorrer da graduação e pós-graduação, bem como fomentar a comunicação, divulgação e interlocução das reflexões desenvolvidas entre pares, e com os demais campos de conhecimento.

 

O encontro ocorrerá entre os dias 08 a 10 de outubro de 2019 no Departamento de Filosofia da Universidade de Brasília, e o título será “Para a crítica de formas de vida: poder e desobediência”, tendo como referência os estudos de várias áreas da filosofia. A ideia geral é abrir um espaço para que jovens pesquisadores possam apresentar seus trabalhos tendo como pano de fundo noções como as de “formas de vida”, de “poder” ou “desobediência civil” na história da filosofia.

 

 

 

 

26 de Agosto de 2019

  O Departamento de Filosofia convida a todos para o minicurso "Psicanálise e Feminismo: Questões Recíprocas" com a Profª. Léa Silveira (Universidade Federal de Lavras), do dia 28 ao dia 30 de agosto às 15h no Departamento de Filosofica (ICC Norte, subsolo).

15 de Agosto de 2019

A próxima sessão do GPFR/UnB acontecerá na segunda-feira, 19 de agosto de 2019, entre 18h30 e 20h30 (atenção para o novo horário!), na sala de reuniões do Departamento de Filosofia, que fica no Campus Darcy Ribeiro da UnB, Prédio do ICC, ala norte, subsolo, módulo 24, próximo ao Restaurante Natural. 

 

 

Desta vez, a sessão contará com a presença do Prof. Dr. Gustavo Leal Toledo, da Universidade Federal de São João Del Rey que vai apresentar seminário intitulado Religião e o Problema Difícil da Consciência.

13 de Agosto de 2019

 

 

A monitoria é entendida como instrumento para a melhoria do ensino de graduação, por meio do estabelecimento de novas práticas e experiências pedagógicas que visem a fortalecer a articulação entre teoria e prática e a integração curricular em seus diferentes aspectos. Tem como finalidade promover a cooperação mútua entre discentes e docentes e a vivência com o professor e com as suas atividades técnico-didáticas.

 

Existem duas categorias de monitores: a dos bolsistas, que terão uma retribuição financeira, sob forma de bolsa o valor total de R$ 450,00 dividido em duas parcelas no decorrer do semestre, e a dos voluntários, que não terão nenhuma compensação financeira pelo exercício de monitoria. Ambos contam dois créditos no histórico do estudante. 

 

(Clique na imagem para acessar o Edital da Seleção)

 

monitoria 2019.2

 

Para mais informações sobre as atribuições do Monitor, favor consultar a Resolução CEPE 008/1990