Graduação em Filosofia - Bacharelado e Licenciatura

Apresentação:

A filosofia é uma área do conhecimento que se insere no campo das ciências humanas. Trata, sobretudo, de conceitos e princípios fundamentais expostos no pensamento de autores representantes dos principais períodos históricos, correntes filosóficas e temas transversais como ética, a lógica e a estética. Na definição aristotélica das áreas do conhecimento, a filosofia, também chamada, ciência ou ainda, metafísica, é a totalidade do saber. Desde a Grécia Antiga, onde os filósofos buscavam responder questões sobre a origem da vida, a essência da justiça, ou qual é a melhor forma de governo, a filosofia, possui um caráter essencialmente interdisciplinar e se relaciona com todas as áreas do conhecimento, principalmente, história, economia, ciências naturais, artes, comunicação, teologia, letras, educação, psicologia, ciência política, direito, relações internacionais, dentre outras.

Perfil:

É essencial que o(a) estudante de filosofia tenha interesses variados, sobretudo gosto pela leitura dos pensadores clássicos e é ainda desejável que possua vocação para docência e para a  pesquisa científica.

Mercado de Trabalho:

A opção pelo bacharelado ou licenciatura em filosofia,permite a  atuação profissional principalmente, em empresas públicas e privadas, instituições de ensino superior, institutos de pesquisa, organizações governamentais e não-governamentais, organismos internacionais  e veículos de comunicação.  O(a)  licenciado(a)   em filosofia está capacitado ainda para atuar na educação no nível básico.  A opção pela dupla habilitação amplia ainda mais as possibilidades no mercado de trabalho.  Ambas as habilitações possibilitam o ingresso em programas de pós-graduação.

Cursos:

O Departamento de Filosofia da Universidade de Brasília oferece os seguintes cursos de graduação na modalidade presencial no Campus Darcy Ribeiro:

Bacharelado (Diurno)

Coordenador: Prof. Dr. Felipe Santiago Amaral                    O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Licenciatura (Diurno)

Coordenadora: Profa. Dra. Ligia Pavan Baptista                  O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Licenciatura (Noturno)

Coordenador : Prof. Dr. Marcos Aurélio Fernandes             O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Vagas por semestre: 40 (diurno) e 40 (noturno)

Número de semestres: 6 (mínimo) / 14 (máximo). Recomendado: 8

Informações:

Email: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.                    www.fil.unb.br                   Telefone: (61) 3107 6680